Jornalismo

“Quem não sofreu essa servidão que se alimenta dos imprevistos da vida, não pode imaginá-la. Quem não viveu a palpitação sobrenatural da notícia, o orgasmo do furo, a demolição moral do fracasso, não pode sequer conceber o que são. Ninguém que não tenha nascido para isso e esteja disposto a viver só para isso poderia persistir numa profissão tão incompreensível e voraz, cuja obra termina depois de cada notícia, como se fora para sempre, mas que não concede um instante de paz enquanto não torna a começar com mais ardor do que nunca no minuto seguinte."

Gabriel Garcia Márquez

Um pouco do dia a dia de uma equipe de televisão

domingo, 11 de julho de 2010



Uma das coisas mais importantes em uma matéria se chama “passagem”. É um elemento chave para a matéria. É um recurso que pode ser usado em diversas situações, quando, por exemplo, o repórter é chamado para ‘cobrir’ um acidente, mas não se tem imagens do acidente, então o repórter vai até o local onde aconteceu o fato e, aparecendo na imagem, explica como aconteceu.

Outra ocasião é quando existe uma matéria e fala-se muito em números e estatísticas. Por exemplo, as chuvas que aconteceram agora no estado de Pernambuco. Se tivesse ocorrido uma enchente maior que esta em 1950, por exemplo, o repórter não iria ter imagens do acontecido, mas conheceria os índices pluviométricos daquela época. Nesse contexto, esse dado seria fornecido em passagem.

Outra situação é a mudança de ambiente para que não se provoque um “choque” de imagens. Se uma matéria falasse de um protesto de estudantes e, em uma casa estaria o diretor da escola, então o repórter não poderia simplesmente pular da imagem da rua para dentro da casa. Ele teria de gravar uma passagem dizendo que dentro da casa o diretor espera que seja eleito um representante para discutir o assunto.

E, por fim, quando se trata de assuntos diferentes em um mesmo ambiente como um treino de futebol, por exemplo. Só que o time que está treinando tem um jogador que vai para o exterior, então se mostra imagens e se fala do treino e faz uma passagem dizendo que além do treino existe mais um fato que está balançando o time, a saída do jogador fulano de tal.

Em todos os casos a passagem é muito importante. E mais importante ainda é que ela seja bem feita. Combinada entre o repórter e o repórter cinematográfico. Para que o movimento case certinho com a fala e que possa transmitir o assunto sem perda de teor. Deve ser ensaiada, tomar cuidado com o enquadramento, a luz, se não existe nada que esteja “sujando” a imagem ou o som, se o movimento não está muito longo ou curto demais. Enfim, deve ser muito bem trabalhada. Eu fiz uma passagem de cima de uma ponte na cidade de Altinho com a repórter Luciana Queiroz, a matéria completa está no site www.jcinterior.com.br. Vale a pena conferir para ter uma ideia do que acabei de falar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário