Jornalismo

“Quem não sofreu essa servidão que se alimenta dos imprevistos da vida, não pode imaginá-la. Quem não viveu a palpitação sobrenatural da notícia, o orgasmo do furo, a demolição moral do fracasso, não pode sequer conceber o que são. Ninguém que não tenha nascido para isso e esteja disposto a viver só para isso poderia persistir numa profissão tão incompreensível e voraz, cuja obra termina depois de cada notícia, como se fora para sempre, mas que não concede um instante de paz enquanto não torna a começar com mais ardor do que nunca no minuto seguinte."

Gabriel Garcia Márquez

Um pouco do dia a dia de uma equipe de televisão

domingo, 4 de julho de 2010


Às vezes passamos por situações inusitadas, em que chegamos a locais que a diversidade de imagens é tanta que você fica sem saber por onde começar. Quando se chega nesse ponto, tem que se valer da experiência e da sensibilidade que se tem. Uma coisa nunca deve ser esquecida: o repórter cinematográfico interfere diretamente na matéria, pois a imagem que ele vê deve passar para o telespectador o que está acontecendo realmente no local. Daí a importância da imagem.

O texto é muito importante pra TV não se deve tirar o mérito dele. Mas o nome do veiculo é televisão e não ‘teletexto’. E como diz o ditado: “uma imagem fala mais que mil palavras”. A matéria ideal é aquela que, por exemplo, você está em um bar, a música alta e de repente você olha pra TV e está passando uma matéria no jornal, na ocasião você não ouve o que o repórter está dizendo, mas, só pelas imagens, você entende do que está se tratando.

E para que isso aconteça o repórter cinematográfico deve deixar que sua sensibilidade venha realmente à tona. Afinal, não é só apertar um botão de REC. Tem que saber pra onde apontar a câmera, saber qual é o melhor ângulo, o melhor filtro, trabalhar bem a luz do ambiente, modular bem o áudio. E, sobretudo se colocar no lugar de quem está em casa assistindo. Além disso, é preciso lembrar que trabalhar em equipe é como se fosse uma engrenagem. Começa com a produção e termina no controle mestre. E nenhuma dessa peças pode falhar.

2 comentários:

  1. É muito bom saber que existem profissionais com o senso crítico mais apurado para selecionar aquilo que realmente interessa para o telespectador. E me sinto orgulhosa por vc ser um profissional assim e, além disso, ser meu MARIDO ... parabéns por ser tão dedicado. Bjus

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog! Uma excelente forma de mostrar pro mundo que pra ser repórter cinematográfico é mais do que filmar, é ser antes de tudo REPORTER, com faro jornalístico e sensibilidade pra selecionar a imagem que vai fazer diferença na notícia. Já te falei q gostava muito de trabalhar contigo, né?!

    ResponderExcluir