Jornalismo

“Quem não sofreu essa servidão que se alimenta dos imprevistos da vida, não pode imaginá-la. Quem não viveu a palpitação sobrenatural da notícia, o orgasmo do furo, a demolição moral do fracasso, não pode sequer conceber o que são. Ninguém que não tenha nascido para isso e esteja disposto a viver só para isso poderia persistir numa profissão tão incompreensível e voraz, cuja obra termina depois de cada notícia, como se fora para sempre, mas que não concede um instante de paz enquanto não torna a começar com mais ardor do que nunca no minuto seguinte."

Gabriel Garcia Márquez

Um pouco do dia a dia de uma equipe de televisão

segunda-feira, 26 de julho de 2010



A imagem é tudo para o repórter cinematográfico. E por ter tanta importância é que alguns cuidados devem ser tomados sempre, para que possa obter o maior rendimento possível no trabalho.

Por isso, recomenda-se sempre que possível utilizar o tripé, pois ele dá suavidade e estabilidade às imagens. Muito cuidado com o balanceamento da câmera sempre que mudar de ambiente fazer white balance ou bater o branco, ATW só em ultimo caso, íris sempre no manual, procurar sempre fazer detalhes de imagens relacionadas a matéria que está se fazendo, pois isso enriquece a edição.

Esses são alguns cuidados que devem ser tomados sempre. E mais uma coisa, nunca esquecer de ler a pauta antes de começar a trabalhar, para que se tenha uma ideia das imagens. Também é preciso estar sempre atento e capturar tudo que for relevante a matéria e uma coisa que é fundamental: conversar com o repórter para que as imagens casem com o texto e a matéria saia “redonda”. Anotem essas dicas que poderão ser bem úteis ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário