Jornalismo

“Quem não sofreu essa servidão que se alimenta dos imprevistos da vida, não pode imaginá-la. Quem não viveu a palpitação sobrenatural da notícia, o orgasmo do furo, a demolição moral do fracasso, não pode sequer conceber o que são. Ninguém que não tenha nascido para isso e esteja disposto a viver só para isso poderia persistir numa profissão tão incompreensível e voraz, cuja obra termina depois de cada notícia, como se fora para sempre, mas que não concede um instante de paz enquanto não torna a começar com mais ardor do que nunca no minuto seguinte."

Gabriel Garcia Márquez

Um pouco do dia a dia de uma equipe de televisão

segunda-feira, 26 de julho de 2010



Achei interessante falar também sobre conteúdos mais técnicos. Então, vamos lá... Todos os equipamentos eletrônicos de captação de imagens necessitam passar por um processo de calibragem ou adequação de seu sistema a fonte de luz predominante, no momento que antecede uma operação de captação. O início desta operação é equilibrar os canais de Vermelho, Verde e Azul com base em uma referência do PRETO e do BRANCO absoluto, através de processadores e softwares instalados no interior do equipamento.

Outro item importante é o “color bars” que é um sinal gerado eletronicamente utilizado para calibrar equipamentos eletrônicos de reprodução de imagens com variações cromáticas. É constituído basicamente pelas cores primárias (vermelho, verde e azul), secundárias (ciano, magenta e amarelo); mais o preto e o branco.

Na câmera eletrônica, a imagem que chega pela objetiva é decomposta com o auxílio de um divisor de cores. Este divisor é constituído de um sistema de espelhos dicróicos no qual cada espelho reflete os raios de determinada faixa de comprimentos de ondas e deixa passar o restante do espectro. Cada uma das três extrações cromáticas resultantes é encaminhada a um sensor CCD que converterá a imagem em um sinal eletrônico digital através de um processamento digital do sinal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário