Jornalismo

“Quem não sofreu essa servidão que se alimenta dos imprevistos da vida, não pode imaginá-la. Quem não viveu a palpitação sobrenatural da notícia, o orgasmo do furo, a demolição moral do fracasso, não pode sequer conceber o que são. Ninguém que não tenha nascido para isso e esteja disposto a viver só para isso poderia persistir numa profissão tão incompreensível e voraz, cuja obra termina depois de cada notícia, como se fora para sempre, mas que não concede um instante de paz enquanto não torna a começar com mais ardor do que nunca no minuto seguinte."

Gabriel Garcia Márquez

Um pouco do dia a dia de uma equipe de televisão

segunda-feira, 14 de junho de 2010


Na última sexta feira (11), fui à cidade de Sairé para fazer uma matéria que produzimos todos os anos, e que mesmo assim não deixa de ser interessante. A produção de busca-pé da cidade que é conhecida pela tradição em produzir o artefato artesanalmente. Dezenas de pessoas se empenham na fabricação, ao todo são 28 fases até que o produto final fique pronto. Em média são 200 “pancadas” socando a pólvora para se obter o busca-pé pelo qual a cidade é conhecida.


Fomos até a zona rural de Sairé para fazer a gravação das pessoas trabalhando na fabricação. Socando, enlaçando, furando... Gravamos boa parte do processo de finalização e também mostramos os preparativos para a festa do busca-pé cuja tradição já tem mais de 100 anos. Fizemos sonoras com os artesãos e com o diretor de turismo da cidade que falou sobre a expectativa de público e sobre a segurança no local. Afinal, esse tipo de fogo de artifício não é pra qualquer um não, pois chega a ter em média 500g de pólvora.


Gravamos em apenas uma fita, o equipamento usado foi câmera GY-DV500, bateria BP-L130, microfone com fio, fita DVCAM 32. Quanto ao trabalho com a câmera, apenas uma mudança constante entre filtro 2 e 3 devido a variação de intensidade de luz.

Um comentário:

  1. Olá Jailson! Parabéns pelo blog, um bom conteúdo bem gostoso de ler , principalmente a postagem sobre buscapé reportagem que fizemos juntos .

    Sucesso sempre.
    beijo da amiga e colega de trabalho ( Monike Freitas )

    ResponderExcluir