Jornalismo

“Quem não sofreu essa servidão que se alimenta dos imprevistos da vida, não pode imaginá-la. Quem não viveu a palpitação sobrenatural da notícia, o orgasmo do furo, a demolição moral do fracasso, não pode sequer conceber o que são. Ninguém que não tenha nascido para isso e esteja disposto a viver só para isso poderia persistir numa profissão tão incompreensível e voraz, cuja obra termina depois de cada notícia, como se fora para sempre, mas que não concede um instante de paz enquanto não torna a começar com mais ardor do que nunca no minuto seguinte."

Gabriel Garcia Márquez

Um pouco do dia a dia de uma equipe de televisão

domingo, 6 de junho de 2010


É muito bom trabalhar com jornalismo. Principalmente quando se alcança algum resultado com a sua matéria, quando você faz algum tipo de denúncia e as pessoas que são responsáveis em solucionar aquele problema passam a se preocupar em resolvê-lo. Acho que esse é o verdadeiro sentido do jornalismo. Fazer com que a comunidade seja ouvida e fazer também com que os responsáveis façam algo, mesmo que seja pouco, para ajudar essas pessoas.

As matérias de “volta” de problemas do programa O POVO NA TV, por exemplo. É muito gratificante fazer esse tipo de reportagem pra mostrar que o problema foi resolvido. O que nem sempre acontece. Mas quando acontece, é bom você ver que as pessoas estão mais satisfeitas e você saber que aquela satisfação, de um certo modo, foi provocada porque você foi lá no local mostrar aquelas pessoas, expor seus problemas, suas angústias e indignações com o poder público, como acontece na maioria das vezes.

Por exemplo, há um tempo atrás fiz uma matéria sobre uma pedra q estava caindo, e se não fosse feito alguma coisa pra segura-la a mesma iria cair sobre uma casa no Morro Bom Jesus. Esta semana, fui fazer a volta da matéria e a defesa civil já tinha feito um muro de arrimo pra segurar a pedra e ela não rolar morro abaixo. As pessoas estavam bem mais tranquilas com a situação, não custou muito pra prefeitura e só em você ver o rosto de felicidade das pessoas... Isso não tem preço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário