Jornalismo

“Quem não sofreu essa servidão que se alimenta dos imprevistos da vida, não pode imaginá-la. Quem não viveu a palpitação sobrenatural da notícia, o orgasmo do furo, a demolição moral do fracasso, não pode sequer conceber o que são. Ninguém que não tenha nascido para isso e esteja disposto a viver só para isso poderia persistir numa profissão tão incompreensível e voraz, cuja obra termina depois de cada notícia, como se fora para sempre, mas que não concede um instante de paz enquanto não torna a começar com mais ardor do que nunca no minuto seguinte."

Gabriel Garcia Márquez

Um pouco do dia a dia de uma equipe de televisão

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Série



Como escrevi na última postagem, comecei a fazer uma série de matérias especiais sobre a construção civil, aqui em Caruaru. Um tema muito importante, pois estamos passando por uma fase muito boa nesse setor. Vamos mostrar, entre outras coisas, os impactos econômicos que esse crescimento ocasiona, ou seja, o quanto estão valorizados os apartamentos e os terrenos aqui na cidade e também o crescente aumento do poder aquisitivo dos operários da classe.

Outro fator importante é o da oferta de trabalho que as construtoras proporcionam aqui e da busca por emprego de pessoas de outras localidades. Existem pessoas que vem do sertão do estado para trabalhar na construção civil, já que em suas cidades não existem tantas possibilidades de emprego.

Considero esta a parte mais importante da série, pois humaniza o foco das matérias com essa questão. O trabalhador que sai de sua casa, do outro lado do estado, para poder trabalhar e garantir o sustento da família. Lidar com a distância, e principalmente com a saudade dos entes queridos é algo bem difícil. Alias difícil para ambos os lados porque a família também sente falta, mas no final todos entendem que é por uma boa causa.

Gravar uma série é algo que mexe com toda a equipe, pois você tem de se entregar totalmente e passar a respirar aquele assunto, o qual você irá mostrar e prestar atenção em cada detalhe das imagens que serão capturadas para que elas mostrem toda a realidade do assunto. Em cada detalhe da composição do cenário de cada sonora para que não se fuja do foco e principalmente pensar junto com a repórter sobre como fazer de uma forma leve e com um texto preciso cada passagem de cada uma das matérias do especial.

Pois é, um verdadeiro trabalhão! Mas no fim é bem recompensador saber que você conseguiu atingir o público alvo e obter os resultados esperados com a série, que no caso é mostrar para a população que a cidade está num constante desenvolvimento, o que é bom pra todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário