Jornalismo

“Quem não sofreu essa servidão que se alimenta dos imprevistos da vida, não pode imaginá-la. Quem não viveu a palpitação sobrenatural da notícia, o orgasmo do furo, a demolição moral do fracasso, não pode sequer conceber o que são. Ninguém que não tenha nascido para isso e esteja disposto a viver só para isso poderia persistir numa profissão tão incompreensível e voraz, cuja obra termina depois de cada notícia, como se fora para sempre, mas que não concede um instante de paz enquanto não torna a começar com mais ardor do que nunca no minuto seguinte."

Gabriel Garcia Márquez

Um pouco do dia a dia de uma equipe de televisão

domingo, 15 de abril de 2012

Série 2




Uma coisa muito importante quando se vai fazer uma série é a escolha dos equipamentos a serem utilizados. As câmeras que a TV Jornal Caruaru está utilizando são do modelo da Sony NX5N, uma câmera muito boa que não utiliza mais a fita DVCAM, passando a utilizar um cartão de memória SDHC. Ela tem a capacidade de gravar até 238 minutos no formato SD e em HD 80 minutos.

O que é mais importante nesse tipo de câmera é a agilidade que ela proporciona na hora da edição, pois uma matéria comum que tem em média 10 minutos (contando todas as imagens, sonoras e passagem), que em uma fita DVCAM levariam os 10 minutos para fazer a captura, no cartão não chega há 1 minuto porque os takes ficam como arquivos em um Playlist e não é necessário “assistir” toda a matéria bruta enquanto se captura.

Além da câmera, é sempre bom levar um microfone sem fio para dar mais mobilidade à repórter. No caso da série sobre construção civil eu indico o uso do tripé, pois existem takes que devem ser feitos com o objeto a ser gravado muito longe, e como pra longe não existe ombro que segure a câmera sem balançar o tripé é essencial. Todo esse equipamento deve ser manuseado com muito cuidado, pois no caso desta série é preciso gravar em ambientes de obras e isso representa muita poeira, cimento respingando entre outras coisas. Por isso, ao fim de cada dia de gravação deixo sempre a câmera para a equipe técnica fazer uma limpeza e deixá-la pronta pra mais um dia de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário